Histórico e Perfil Corporativo

Histórico

Iniciamos nossas atividades em 1972, com uma loja localizada na cidade de Santo André, no Estado de São Paulo, por meio da qual vendíamos passagens rodoviárias, principalmente, à classe operária estabelecida na região metropolitana de São Paulo, especificamente nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Ao longo de nossa história, passamos a atender à classe média brasileira, a qual se tornou, posteriormente, o principal público alvo de nossos produtos e serviços. Na década de 1990, fomos pioneiros na implementação e venda de pacotes de turismo incluindo passagens aéreas com voos fretados para destinos populares do Brasil.

Durante a década de 90, tornamo-nos o primeiro operador de turismo a inaugurar uma loja em um shopping center no Brasil e demos início ao processo de abertura de lojas por meio de agentes exclusivos, com o objetivo de expandir nossos negócios e aumentar nossas lojas em todo território nacional. Em 2001, começamos a comercializar nossos serviços por meio de nosso website, o qual desde então tem se tornado, cada vez mais, um importante veículo de geração de receita para nossa Companhia.

Todas essas atividades foram desenvolvidas pela Operadora e Agência de Viagens CVC Tur Ltda. ("CVC Tur") e suas afiliadas até 30 de novembro de 2009, as quais tinham como principal acionista o Sr. Guilherme Paulus, nosso fundador e presidente do Conselho de Administração.

Visando à preparação da Companhia para uma reestruturação societária de modo a otimizar suas atividades operacionais, a Companhia foi constituída, em 25 de março de 2009, permanecendo como um sociedade não operacional até 30 de novembro de 2009, sendo que o fundo de private equity Carlyle adquiriu, 23 de dezembro de 2009, por meio da CBTC Participações S.A. ("CBTC"), 63,6% das ações da Companhia, que recebeu os ativos operacionais necessários para o desenvolvimento de suas atividades turísticas por meio da cessão de ativos e passivos da CVC Tur.

Em 28 de dezembro de 2009, a CBTC foi incorporada pela Companhia, sendo que as ações detidas pela CBTC foram canceladas, com posterior emissão de novas ações em nome do FIP BTC.

O ingresso do Carlyle aliado à expertise do acionista fundador da Companhia fizeram com que a Companhia se fortalecesse, alcançando um crescimento contínuo e sustentável. Isto pode ser representado na forte expansão de lojas exclusivas, com presença, em 30 de setembro de 2013, em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de 802 lojas exclusivas, sendo 33 lojas próprias, 684 lojas franqueadas e 33 agentes exclusivos, que poderão migrar para o novo modelo de franquia.

Em 01 de novembro de 2013, foi aprovada, por decisão do único cotista do FIP GJP, a cisão parcial do fundo e a posterior versão da parcela cindida para o FIP GP, o qual passou a integrar o grupo de controle acionário da Companhia. Na mesma data, foi celebrado o segundo aditivo ao acordo de acionistas da Companhia, que estabelece os direitos e obrigações aplicáveis ao FIP GP como acionista da Companhia, bem como realiza adaptações para refletir a nova composição acionária da Companhia.

Perfil Corporativo

Estimamos ser a maior operadora de turismo das Américas em valor de reservas confirmadas. Oferecemos uma gama diversificada de produtos e serviços turísticos para famílias brasileiras de todas as classes sociais possuindo um amplo portfólio de pacotes para mais de 1.000 destinos domésticos e internacionais. Nossos produtos turísticos combinam tarifas aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro de viagem e outros serviços complementares de viagem aos nossos consumidores a preços acessíveis e com condições de pagamento flexíveis.

Nossa empresa foi fundada em 1972 com a missão de oferecer produtos e serviços de turismo de qualidade a preços acessíveis. Por mais de quatro décadas, oferecemos aos nossos clientes produtos e serviços turísticos pré-definidos ou customizados com condições de pagamento flexíveis e propostas de valor atrativas para nossos clientes. Oferecemos uma gama variada de produtos que atendem a todas as classes sociais combinando tarifas aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro de viagem e outros serviços auxiliares de viagem, sendo que não somos proprietários de ativos permanentes tais como hotéis, aeronaves, ônibus ou navios de cruzeiro. Este modelo nos permitiu atingir 39,9%, 36,3% e 38,1% de Retorno sobre o capital investido ("ROIC"), em 31 de dezembro de 2015, 30 de junho de 2015 e 30 de junho de 2016, respectivamente. Em 2015, a CVC expandiu seu negócio através de duas aquisições. Com a aquisição da Grupo Duotur, a CVC entrou no segmento corporativo (pequenas e medias empresas) como líder; e com a Submarino Viagens consolidamos nossa posição no segmento online de turismo. Ambas as aquisições foram concluídas em 31 de agosto de 2015. As duas aquisições reforçaram a posição da CVC no segmento de viagens.

Em 2015, nossas reservas confirmadas, excluindo as empresas Grupo Duotur e Submarino Viagens adquiridas em 2015, totalizaram R$5,2 bilhões, e embarcamos aproximadamente 3,8 milhões de passageiros. Reservas confirmadas da CVC, excluindo aquisições, representaram aumento de 6,0% comparado a 2014. Para o período de seis meses encerrado em 30 de junho de 2016, nossas reservas confirmadas totalizaram R$2,6 bilhões, e embarcamos aproximadamente 1,8 milhões de passageiros. Excluindo as reservas confirmadas pelo Grupo Duotur e Submarino Viagens anteriormente a 31 de agosto de 2015, nossas reservas confirmadas consolidadas para 2015 totalizaram aproximadamente R$6,3 bilhões e para o primeiro semestre de 2016, incluindo as reservas confirmadas pelo Grupo Duotur e Submarino Viagens, nossas reservas confirmadas consolidadas para totalizaram aproximadamente R$4,2 bilhões.

Nossos produtos e serviços são distribuídos por meio das nossas 1.041 lojas exclusivas distribuídas por todo o Brasil, através das nossas plataformas de distribuição online (nos sites www.cvc.com.br e www.submarinoviagens.com.br) e da nossa rede de agentes credenciados com cerca de 6.500 agentes independentes, através das marcas CVC e Grupo Duotur. De acordo com o Ministério do Turismo e a IPC Marketing Editora Ltda., respondemos por 13,9%, considerando a CVC e a Submarino Viagens, do total dos gastos realizados por consumidores no mercado brasileiro de viagens de lazer em 2015.

Em decorrência do nosso longo histórico operacional, o número diversificado de produtos e serviços turísticos, serviços diferenciados e assistência personalizada ao consumidor, vasta rede de lojas e investimentos significativos em marketing, estabelecemos a CVC como uma marca reconhecida pelas famílias brasileiras e uma marca líder do setor de turismo no Brasil. Em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015, fomos citados como uma marca "Top of Mind" pelos consumidores do setor de viagens de turismo no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, um dos maiores e mais conhecidos veículos de mídia do Brasil. Em virtude desses fatores, bem como de nosso modelo de negócios de baixo nível de investimento e ampla plataforma de distribuição, acreditamos estar posicionados para continuar atendendo às demandas de viagens de turismo do consumidor brasileiro de classe média em constante crescimento

Nossa presença de mercado garante aos nossos fornecedores acesso a uma ampla base de clientes e uma maior previsibilidade de demanda, o que fortalece nosso relacionamento de longo prazo com nossos fornecedores e amplia uma das nossas principais vantagens competitivas. Alavancamos e fortalecemos nossos relacionamentos de longo prazo com hotéis, companhias aéreas, operadoras de cruzeiros marítimos e companhias de transporte terrestre para oferecer aos clientes uma seleção de serviços turísticos a preços acessíveis com condições de pagamento flexíveis. Ademais, acreditamos que nossa escala nos permite proporcionar uma gama de produtos atrativos aos nossos clientes. De acordo com nossas estimativas, em média, nossas reservas de diárias em hotéis ultrapassam, em média, a quantidade de reservas de diárias disponíveis da segunda maior cadeia de hotéis do Brasil e, nossa quantidade diária de passageiros embarcados é, em média, maior do que a quantidade total de passageiros embarcados pela LATAM ou pela GOL no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, de acordo com Infraero. Acreditamos que o Grupo CVC (CVC, RexturAdvance e Submarino Viagens) seja um dos maiores clientes de todas as companhias aéreas brasileiras, tanto para destinos domésticos quanto internacionais.

Atuamos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal através de uma rede de distribuição que conta com diversos canais em 405 cidades. Em 30 de junho de 2016, possuíamos 1.041 lojas exclusivas, das quais 37 são lojas próprias e 1.004 são operadas por franqueados.

Operamos através de contratos master de franquia de longo prazo e contratos de franquia (com prazo de dez anos, ao final do qual são renováveis por acordo mútuo) com metas de desempenho, funções e territórios pré-estabelecidos, bem como procedimentos e taxas de serviço padronizados. Nenhum master franqueado isoladamente foi responsável por mais do que 6% de nossas reservas, e nenhum franqueado foi responsável por mais do que 3% das nossas reservas no período de 6 meses encerrado em 30 de junho de 2016.

Contamos ainda com cerca de 6.500 agentes credenciados independentes que vendem nossos produtos e serviços nos seus próprios pontos de venda, e que representaram 17% das reservas da CVC no período de 6 meses encerrado em 30 de junho de 2016. Nós treinamos os agentes credenciados independentes com o intuito de ajudá-los a adquirir um conhecimento profundo de nossos pacotes e serviços e produtos corporativos e consequentemente atingir o nível de qualidade do nosso atendimento aos clientes. Além disso, oferecemos nossos produtos e serviços através das nossas plataformas de distribuição online que vem se desenvolvendo rapidamente (www.cvc.com.br e www.submarinoviagens.com.br), as quais tiveram aproximadamente 109 milhões de visitantes em 2015 e 51 milhões de visitas no período de 6 meses encerrado em 30 de junho de 2016, segundo o Google Analytics. No período de 6 meses encerrado em 30 de junho de 2016, nossa plataforma de distribuição online gerou reservas no valor de R$349 milhões, incluindo a Submarino Viagens.

Nossos Principais Segmentos de Negócios

Doméstico. Serviços pré-definidos ou customizados com voos regulares e fretados para todas as regiões do Brasil, incluindo passagens aéreas, transporte terrestre, hospedagem e serviços personalizados aos nossos clientes, além de guias turísticos especializados e produtos para viagens corporativas entre outros. A receita bruta de nossas operações domésticas representaram 65,5% e 65,4% da receita bruta do período de seis meses encerrado em 30 de junho de 2016 e para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2015, respectivamente.

Internacional. Serviços pré-definidos ou customizados com voos regulares e fretados principalmente para países da América e da Europa, incluindo passagens aéreas, transporte terrestre, hospedagem e serviços de suporte aos nossos clientes no exterior, além de produtos para viagens corporativas. Alguns serviços incluem guias fluentes em português. A receita bruta de nossas operações internacionais representaram 29,3% e 30,9% da receita bruta para o período de 6 meses encerrado em 30 de junho de 2016, e para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2015, respectivamente.

Cruzeiros Marítimos. Cruzeiros realizados no Brasil e no exterior são oferecidos por meio de parceiras com a Pullmantur, o Grupo Costa e a MSC Cruzeiros. A receita bruta de nossas operações de cruzeiros marítimos representaram 2,7% e 2,3% da receita bruta do período de 6 meses encerrado em 30 de junho de 2016, e para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2015, respectivamente.