Estratégia e Vantagens Competitivas

Acreditamos que nossa plataforma de distribuição, posição de liderança em escala no setor e reconhecimento da nossa marca, somado ao foco no atendimento ao cliente, nos permitem oferecer uma proposta diferenciada de serviços turísticos. Ademais, nosso modelo de negócio de baixo nível de investimento em ativos proporciona um retorno superior a 35%. Nossos principais pontos fortes são:

Capacidade de distribuição diferenciada.

Acreditamos possuir a maior rede de varejo de turismo do Brasil em número de lojas físicas, com lojas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Nossa presença nacional nos proporciona oportunidades diferenciadas e nos distingue dos nossos concorrentes. Atuávamos através de uma rede de 1.041 lojas exclusivas em 30 de junho de 2016, 37 das quais eram lojas próprias, 1,004 pertencentes aos nossos franqueados. Nossas lojas estão situadas em locais com alta circulação de pessoas, tais como shopping centers, que englobavam 39% do total das nossas lojas em 30 de junho de 2016, ruas populares e supermercados. Nossas lojas situam-se predominantemente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, onde possuímos 597 e 169 lojas CVC, respectivamente. Nossa rede de distribuição é formada primordialmente por lojas franqueadas, responsáveis pela geração de 78% das reservas da CVC (turismo) confirmadas em no período de seis meses finalizado em 30 de junho de 2016, o que nos proporciona, em nossa opinião, controle sobre o nível de serviço e atendimento prestado aos nossos clientes. Além das lojas CVC, distribuímos nossos produtos através de cerca de 6.500 agentes credenciados independentes (CVC e Grupo Duotur), ampliando a rede de venda dos nossos serviços turísticos, promoção da nossa marca e acesso a uma base diversificada de clientes em potencial.

Acreditamos que nossos franqueados nos conferem tanto uma vantagem competitiva quanto oportunidades de crescimento, e migramos para um modelo mais atualizado e sólido de franquia. Acreditamos que as lojas CVC representem uma oportunidade atraente para possíveis franqueados, tendo em vista a nossa marca largamente conhecida, ampla oferta de produtos turísticos oferecidos e modelo de distribuição comprovado, que garantem aos franqueados boas oportunidades de receita através do reconhecimento inerente à nossa marca, modelo de negócios, treinamento e infraestrutura de tecnologia da informação. Nossos franqueados têm contratos de longo prazo (10 anos) e estão comprometidos com metas específicas de desempenho tais como vendas e plano de expansão de lojas.

Além da distribuição física, acreditamos possuir uma das maiores plataformas (www.cvc.com.br e www.submarinoviagens.com.br) em termos de reservas online focada na venda de serviços turísticos completos do Brasil e a mais rentável plataforma de viagens online no Brasil. Recebemos mais de 51 milhões de visitas no período de seis meses finalizado em 30 de junho de 2016 no site cvc.com.br. Tomamos medidas importantes, tais como a melhoria da navegação no nosso site, reforço da estrutura do nosso call center e aumento da disponibilização de produtos com o intuito de desenvolver uma plataforma complementar online que funcione como um canal adicional de distribuição para serviços turísticos padronizados e personalizados, permitindo-nos alcançar um número maior de clientes em potencial.

Escala significativa e sólido relacionamento com nossos principais parceiros.

Desenvolvemos parcerias estratégicas com importantes cadeias hoteleiras, companhias aéreas, companhias de transporte terrestre e operadoras de cruzeiros marítimos, sendo que com algumas delas temos relacionamento há mais de 40 anos. Tais relacionamentos nos permitem negociar tarifas competitivas e oferecer uma vasta gama de produtos e serviços aos nossos clientes. Por exemplo, normalmente pagamos as diárias de hotéis somente após o check out dos clientes e pagamos às companhias aéreas por voos fretados somente após a partida destes. Acreditamos que a escala e o sólido relacionamento que possuímos com nossos fornecedores e parceiros são vantagens competitivas fundamentais que dificilmente poderão ser replicadas por algum concorrente.

Já intermediamos vendas com mais de 2.000 dos principais hotéis independentes e redes hoteleiras no Brasil. O mercado hoteleiro brasileiro é altamente fragmentado e é formado primordialmente por empresas familiares. Nosso volume de vendas e atividades de marketing fortalecem nosso poder de negociação, já que nos permitem direcionar um grande fluxo dos nossos clientes a esses hotéis de pequeno porte, permitindo-lhes preencher uma parcela significativa de sua capacidade.

Além disso, mantemos relacionamentos de longa data com as duas maiores companhias aéreas do Brasil, LATAM e GOL (que em conjunto são responsáveis por aproximadamente 71% do mercado brasileiro de viagens aéreas no período acumulado de cinco meses entre janeiro e maio de 2016), sendo um dos mais importantes parceiros das mesmas. Ademais, nosso foco no mercado de viagens de turismo nos permite operar fora dos períodos de pico de tráfego dos aeroportos. Nossa media de embarques em fim de semana é aproximadamente 40% maior que nossa media de embarques entre segunda e sexta-feira (número este que aumenta para 51% em períodos de férias). Em virtude disso, acreditamos que representamos importante parceiro estratégico para companhias aéreas, uma vez que mitigamos o risco destas diminuírem seus lucros em períodos de baixo tráfego em aeroportos, contando com viagens de turismo e comercial.

Proposta diferenciada de valor e satisfação dos nossos clientes.

Buscamos nos destacar através da oferta de uma vasta gama de serviços turísticos de alta qualidade. Oferecemos (1) o que acreditamos ser a mais ampla gama de produtos e serviços turísticos padronizados e personalizados no Brasil, (2) assistência pessoal e acessível em todas as etapas da viagem, desde a compra até o retorno do cliente das férias, (3) preços competitivos e condições de pagamento flexíveis (e.g., financiamento em até 12 prestações), (4) fácil acesso aos nossos produtos através de uma ampla rede de varejo de distribuição e uma forte presença online, e (5) profissionais qualificados que compreendem os hábitos de viagem da classe média brasileira.

Tendo em vista que a primeira experiência de viagem aérea de muitos dos nossos clientes acontece por meio da CVC, muitos dos quais não falam um segundo idioma, acreditamos que nossa capacidade de oferecer assistência durante a viagem é crucial para o aumento de novas viagens e de viagens recorrentes. Acreditamos ser uma das poucas operadoras turísticas brasileiras a oferecer (1) guias fluentes em português em todos os nossos principais destinos internacionais, (2) agentes de serviço em todos os principais aeroportos brasileiros e internacionais, e (3) transporte terrestre em ônibus e vans exclusivos com nosso logotipo em todos os nossos principais destinos domésticos e internacionais. Acreditamos que a natureza personalizada e a facilidade de acesso aos nossos serviços de atendimento ao cliente são importantes para os nossos clientes, que provavelmente necessitarão de assistência antes e durante suas viagens.

Marca altamente reconhecida no Brasil.

CVC é a marca mais conhecida no ramo de agências de turismo no Brasil e uma das mais conhecidas em todo o Brasil, segundo pesquisas realizadas por instituições reconhecidas, tais como o IBOPE e o DATAFOLHA, divisão de pesquisas do Jornal Folha de São Paulo. Nos últimos cinco anos, recebemos o prêmio "Top of Mind" da Folha de São Paulo na categoria "agências de viagem". Em 2015, fomos nomeados a marca mais confiável do segmento brasileiro de operadoras de turismo pelo sexto ano consecutivo, em pesquisa realizada pela Revista Seleções. Fortalecemos o reconhecimento da nossa marca através de publicidade frequente nos jornais e revistas brasileiros de maior destaque e nas principais estações de rádio e canais de TV. Ao longo da nossa história, recebemos uma série de prêmios do setor. Em 2015, fomos escolhidos pela revista Viagem e Turismo como a melhor operadora de turismo do Brasil). Por sete anos consecutivos, de 2009 a 2015, recebemos o prestigioso prêmio Lojista Alshop (Hors Concours, em 2011) conferido pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, que premia empresas regularmente recomendadas pelos clientes. Acreditamos que o reconhecimento de nossa marca nos confere credibilidade e nos distingue dos nossos concorrentes.

Modelo de negócios com baixa necessidade de investimentos e retorno atrativo sobre o capital investido

Nosso modelo de negócio requer um baixo nível de investimentos de capital, já que não somos proprietários de ativos relacionados a viagens, tais como hotéis, aeronaves e embarcações, e administramos diretamente somente 37 das 1.041 lojas CVC em 30 de junho de 2016. Tendo em vista que os franqueados e os agentes de viagem exclusivos representam a maioria da nossa distribuição de varejo, não precisamos incorrer em dispêndios de capital significativos para abrir novas lojas CVC. Consequentemente, conseguimos obter um alto retorno sobre o capital investido nas nossas operações. Conseguimos gerar retorno sobre o capital investido de 39.9% em 2015 e de 38.1% no período de seis meses finalizado em junho de 2016.

Normalmente não precisamos antecipar pagamentos para garantir quartos de hotel, cabines de navio e assentos em aeronaves (tanto em voos bloqueados quanto totalmente fretados). Dado o nosso sólido relacionamento com as principais companhias aéreas brasileiras, também temos flexibilidade no cancelamento de voos fretados ou parcialmente fretados, o que ajuda a minimizar o nosso risco operacional. Esse modelo de negócio de baixos dispêndios de capital nos permite crescer sem necessidade de altos investimentos e com aumentos mínimos nos custos fixos.

Administração experiente, franqueados experientes e patrocínio de importante sócio financeiro.

Nossa administração é composta por administradores e executivos com amplo conhecimento e experiência no setor de turismo. Nossos executivos possuem em média 17 anos de experiência nesse setor, dos quais 6 anos em média dedicados exclusivamente à nossa Companhia. Em março de 2013, contratamos um novo Diretor Presidente (CEO), Sr. Luiz Eduardo Falco, com um longo e sólido histórico nos setores de turismo e varejo no Brasil. Antes de ingressar na CVC, o Sr. Falco foi CEO da Oi, uma das maiores empresas brasileiras de telecomunicações, por 10 anos e anteriormente trabalhou por mais de 20 anos na TAM, a maior companhia aérea brasileira, onde atuou como Vice Presidente. Nosso Vice Presidente de Vendas e Produtos, Sr. Valter Patriani, tem mais de 40 anos de experiência no setor de viagens de turismo, dos quais 37 anos na CVC. Nosso Diretor Financeiro (CFO), Sr. Luiz Fernando Fogaça, se juntou à CVC em junho de 2010 e possui 30 anos de experiência nos setores de Finanças Corporativas e assessoria financeira, como consultor financeiro e auditor da Arthur Andersen. De 1994 a 2010, o Sr. Fogaça trabalhou para o Grupo Coca-Cola (Panamco e Coca Cola FEMSA), onde atuou como CFO para a região do Brasil e Mercosul. No começo de 2016, a CVC também contratou o Sr. Alípio Camanzano, ex-CEO da Decolar.com (maior plataforma online no Brasil de varejo para viagens), para gerir o segmento de varejo online, composto pelo website da CVC e recem adquirida plataforma da Submarino Viagens. Sr. Camanzano possui 25 anos de experiência no setor de turismo. Adicionalmente, o Sr. Marcelo Sanovicz, ex-CEO da Grupo Duotur, também se juntou ao grupo em agosto de 2015, assumindo a liderança de gestão do segmento de viagens corporativas do grupo. O Sr. Sanovicz possui mais de 30 anos de experiência no mercado.

Nossa administração inclui administradores e executivos com conhecimento e experiência no setor de serviços a clientes. Eles trabalharam em empresas como a TAM, Oi, Femsa, Accenture, Decolar, Brasil Foods, Student Travel Bureau (STB), TAM Viagens, Marsans, Nascimento Viagens e Votorantim. Guilherme Paulus, fundador de nossa Companhia e, atualmente, Presidente do nosso Conselho de Administração, foi peça fundamental no desenvolvimento do setor de viagens de turismo no Brasil desde o início da década de 70, e vem atuando como membro do Conselho Nacional de Turismo desde que foi nomeado pelo presidente do Brasil em 2003. Nossos 20 principais master franqueados têm uma média de 27 anos de experiência no setor de viagens de turismo, dos quais, uma média de 18 dedicados a CVC.